sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O Show

Germano assistia àquele show com alegria tão grande a ponto de sequer poder medi-la. A fala fluente; os gestos majestosos; a delicadeza; a beleza da voz e das atrizes; ele procurara nos céus por coisa tão bela, mas se deu conta de que perdia tempo, pois tudo aquilo só se encontrava no inferno.

Era o show da carência humana, da necessidade de atenção; um grito de agonia daqueles que somente com seus méritos, qualidades ou defeitos jamais conseguiriam ser notados.

Germano achava mesmo tudo aquilo muito belo, mas, sinceramente, não entendia o porquê de se fazer um show tão bem articulado como aquele em uma escola. O lugar dele era no circo!

Palhaços e mágicos seriam desbancados, tudo por causa daquele show. As cadeiras que já eram muitas, quando vistas naquela época pareciam ser mais ainda. Tudo por causa daquele show.

Mas então por quê não estavam lá? Certamente seria por escolha própria, porque teriam, com certeza, o lugar que quisessem em qualquer circo do mundo inteiro, ou em qualquer jaula, zoológico. O local não importava, mas sim, o prestígio que ganharia seu show. Ali sim, todos poderiam observá-las. Finalmente seriam por todos notadas.

Mas não, elas não levariam jamais seu show a qualquer lugar maior e mais aclamado pelo público. Pareciam gostar mesmo de fazer tudo aquilo em ambientes não muito propícios ao sucesso do show, tal qual uma sala de aula ou uma parada de ônibus, mas, talvez fosse por sentir pesar a consciência, sabendo que as crianças não se divertiriam mais com os palhaços, se deslumbrariam com a mágica e muito menos observariam curiosas o macaco ou o jumento. Elas tomariam o lugar de todos eles.

Conscientizado de tudo isso, Germano se cansou de assistir ao show, como todos os outros presentes no local. Ofereceu então, para tentar acalmar os ânimos das atrizes, um pouco de pipoca. Logo se ouviu o grito que surgira de não muito distante, porém, distante o suficiente para só falar não adiantar. Foi preciso mesmo um grito.

“Germano, não alimente animais selvagens”!

Nenhum comentário: