sexta-feira, 23 de maio de 2008

Desesperança

Sóbria é a noite e embriagados estamos nós.

Entendemos tudo errado e confundimos o inimigo.

Guerras são travadas por nada e o perdão é negado por tudo.

Por todos.

Essa é uma terra desleal e esses são dias de verdades.

Abrir os olhos não significa enxergar.

Apenas um passo foi dado... Um passo já foi dado!

Mas nosso caminho é muito longo para ser percorrido com somente um passo...

***

O menor espaço entre dois pontos é uma reta;

O menor espaço entre o inicio e o fim de um caminho é um passo;

O menor espaço entre o erro e o acerto é a tentativa;

O menor espaço entre o bem e o mal

[é o homem].

2 comentários:

gato de Schrödinger disse...

É certo que, na maioria das vezes, quem enxerga ao Longe sente-se invadido por uma grande desesperança. Tudo, e todos, parecem estar caminhando em direção contrária ao que dita nossos corações. Mas, pensa este talvez inocente Gato, o verdadeiro título deste poema deveria ser "Esperança", pois acredito que não há nada mais esperançoso que, em meio às trevas e ao caos e à cegueira geral, alguém desperte para a Verdade oculta, por mais que este "abrir os olhos" não seja "enxergar". Saber que algo importante ainda não é visto ou considerado, ao meu ver, já é um ótimo primeiro passo. E uma jornada de mil léguas, como sabemos, sempre começa com o primeiro passo.

Também achei interessante as definições entre o menores espaços na segunda parte do poema. E também acredito que pode se concluir uma boa esperança nesta parte também: se, como nos dois últimos versos, o homem é o menor espaço entre o Bem e o Mal, apesar de toda a responsabilidade e da coragem necessária, esta constatação é uma dádiva, pois nos põe como sendo o próprio caminho a ser seguido em direção ao Bem - ou ao Mal; caberia apenas a nós mesmos definirmos o nosso "definido destino", o que, acredito, seja a melhor opção entre todas as metafísicas à venda.

(E, fica uma pergunta: se abandonarmos o senso comum da geometria espacial euclidiana e adentrarmos ao fantástico universo quântico, a menor distância entre dois pontos é uma curva(!): levando isto em conta, como não ficaria a relação final entre o Bem e o Mal? Se temos, à primeira vista a relação 'reta - homem', o que completaria a relação 'curva - <->' ?)

Um abraço.

404 Not Found Again disse...

tu tá cada vez melhor